Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!
Plafon LED Embutir e Sobrepor: O Guia Completo
O Plafon LED é uma luminária originária da china, que tem como principal característica ser extremamente fina (em média 1cm de espessura), e emitir uma grande quantidade de luz a um baixo consumo de energia (graças a tecnologia LED).
Suas principais vantagens em relação aos plafons antecessores, se deve a facilidade de instalação, baixo consumo de energia, alta relação lúmens por watt e rara necessidade de manutenção.
Se você quer aprender tudo sobre Plafon LED, continue lendo este artigo.
Preparamos um conteúdo extremamente abrangente, para que você, consumidor ou lojista, saia ao final do texto, entendendo tudo sobre o assunto.
Neste artigo estaremos abordando:
Sumário
- Tipos de Plafons de LED
- Marcas
- Composição Material dos Plafons LED
- Opções de Cor do Acabamento
- Formatos
- Medidas dos Plafons de LED
- Grau de Proteção
- Potências de Plafon e Equivalência com Modelos Convencionais
- Fluxo Luminoso
- Iluminação
- Plafons LED com Iluminação de Borda Edge-Lit
- Plafons LED com Retro Iluminação Back-Lit
- Dissipação de Calor: Resfriamento da Luminária
- Opções de cor da Luz
- Funcionamento Plafon LED com Iluminação de Borda
- Vida Útil
- Selos de Qualidade
- Origem de Fabricação
- Dúvidas Frequentes
- Datasheet
Tipos de Plafons LED
Basicamente existem 2 tipos de Plafons de LED, os plafons de embutir e os plafons de sobrepor, veja abaixo as características de cada plafon.
Plafon de Embutir
O plafon de embutir é um painel extremamente fino, na maioria das peças possui apenas 1 centímetro de espessura.
Este painel possui presilhas para fixação em teto de fundo falso (forro de gesso, pvc e madeira).
Sendo assim a luminária fica bem rente ao teto, causando o mínimo de interferência na estética do ambiente.
Quando acessa, você vê apenas a fonte de luz que parte do teto, como se fosse um sol.
Você irá encontrar este plafon nos mais diversos formatos, cores de luz e cores de acabamento, como veremos no decorrer do artigo.
Plafon de Sobrepor
O plafon de sobrepor é um painel mais grosso, em média 4,5cm de altura, e é muito utilizado em ambientes com teto rigido (laje).
A sua utilização nestes ambientes, se deve ao fato de ele possuir uma aste de fixação com parafuso e bucha, de modo que o plafon pode ser fixado no teto rigido com facilidade, dispensando a necessidade de embutir a luminária.
O driver (fonte), fica bem acomodado no interior da luminária, de modo que o plafon de sobrepor, pode ser instalado em qualquer parede, mesmo sem aquele buraco na laje.
Algumas pessoas que possuem teto de gesso, ainda preferem utilizar o plafon de sobrepor, tendo em vista não ter a necessidade de se recortar o gesso para sua fixação. O que facilita a reforma caso você deseje substituir o plafon por algum outro tipo de luminária, exemplo: lustre.
Você irá encontrar os plafons de sobrepor em diversos formatos, porém os mais comuns são:
- Plafon Sobrepor Quadrado
- Plafon Sobrepor Redondo
- Plafon Sobrepor Retangular
Existem plafons de sobrepor com diversas cores de luz, e diversas cores de acabamento, como veremos no decorrer do texto.
Muitos nomes, mesmo item…
Vale ressaltar que existem muitos nomes para o mesmo produto. Alguns deles são:
- Plafon
- Luminária
- LED Downlight
- Painel de LED
- Spot
Assim você não se confunde ao pesquisar pelo produto. Lembre-se sempre de avaliar a imagem do mesmo para saber o que está comprando.
Marcas de Plafon LED
No mercado brasileiro, você irá encontrar plafons de LED de diversas marcas. Cada empresa procura produzir um plafon LED que melhor atenda a seu publico alvo.
Algumas pessoas procuram qualidade acima do preço, sendo assim devem procurar marcas que fabriquem plafons de LED com
Qualidade a cima do preço
Algumas marcas priorizam a qualidade acima do preço final, sendo assim fornecem produtos com maior vida útil, melhor dissipação de calor, maior eficiência na emissão de luz e menor consumo de energia por lúmen produzido. O preço destes produtos tende a ser mais caro, justamente pelos melhores benefícios que são entregues.
Preço vem antes da qualidade
Outras marcas procuram fornecer plafons de baixo custo (mais acessíveis), que por sua vez, costumam ser de qualidade inferior, com menor vida útil, menor dissipação de calor, menor relação entre lúmens emitidos e watts consumidos (Lúmens/W). Ou seja são painéis que não representam todo o potencial que o LED pode entregar.
O cliente deve avaliar a sua necessidade, e se atentar a estes detalhes a fim de encontrar a oferta que mais se encaixa na sua expectativa (custo/benefício).
Lista de Marcas
Veja abaixo uma lista das principais marcas que fornecem plafons de LED no Brasil:
- AMERICA HITEC
- BBAUER
- BLUE ILUMINAÇÃO
- BOA LED
- CBC
- CTB BRIC
- DIAMANTE
- ECOFORCE
- E-LED
- ELETROLUX
- EMBRALUMI
- GALAXY LED
- GAYA
- IDEAL ILUMINAÇÃO
- IINSPIRE
- JIKATEC
- LED GOLD
- LED PLANET
- LLUM BRONZEARTE
- MAXTEL
- METAL TÉCNICA
- MOKAY
- OL ILUMINAÇÃO
- OUROLUX
- POWER XL
- TASCHIBRA
- TUALUX
Não compete a nós avaliar o objetivo de cada marca, seja qualidade ou preço. Porém daremos as ferramentas necessárias para que você possa avaliar sozinho qual produto atende melhor a sua necessidade. Continue lendo para aprender mais.
Composição Material do Plafon LED
Hoje você irá encontrar plafons de LED dos mais diversos materiais. Alguns com fins estéticos, outros com fins técnicos e outros com fim apenas de reduzir o preço da peça. Dentre os materiais podemos citar.
- Plafon de Aluminio
- Plafon de Metal Fundido (mix de metais)
- Plafon de Madeira
- Plafon de Policarbonato (plástico)
Plafon de Alumínio
Os plafons que utilizam alumínio puro em sua composição tendem a ser de melhor qualidade. São produtos leves, de alta resistência e tendem a ter uma melhor dissipação de calor. As marcas que priorizam a qualidade tendem a utilizar este material na composição de seus produtos.
Plafon de Metal Fundido
É uma matéria prima mais barata que o alumínio, geralmente utilizada por marcas que priorizam o preço baixo acima da qualidade. Possui uma boa rigidez e acabamento.
Plafon de Madeira
Produzidos no Brasil pela marca E-LED e outras marcas, os plafons de madeira são uma excelente opção para quem quer criar um ar mais sofisticado ao seu ambiente. Ainda não temos informações sobre o funcionamento, resistência e eficiência do produto quando produzido com madeira. Vou incluir esta informação em um futuro próximo.
Plafon de Policarbonato
São plafons mais leves que o alumínio, porém com menor resistência. Algumas plafons de embutir podem ser transformados em plafons de sobrepor, com a utilização de um acessório que fecha o acabamento e permite a fixação no teto.
O surgimento de plafons com está tecnologia e composição, se deveu mais uma vez ao movimento das marcas em procurar formas de se produzir produtos mais baratos. O resultado não foi positivo, devido o surgimento de muitas reclamações dos consumidores, as marcas foram obrigadas a retirar estes produtos de circulação. Dentre os pontos negativos levantados pelos consumidores, podemos citar:
- Ressecamento da estrutura levando a quebra do plastico
- Escurecimento do acabamento devido ao superaquecimento
- Baixa resistência a manipulação, em alguns casos o produto quebrava durante a instalação.
Hoje é raro encontrar marcas que ainda comercializem plafons de plastico. As que ficaram possivelmente aprimoraram a tecnologia para tornar os plafons mais resistentes. Vale apena ficar atento antes de comprar.
Plafon com Moldura de Vidro
Geralmente são plafons de alumínio que possuem um acabamento (borda) com vidro. São plafons sofisticados, muito utilizados em ambientes residencias. Geralmente possuem uma boa estrutura de dissipação de calor. Fique atento aos pontos que serão levantados ao decorrer do texto, para que você saiba como avaliar a qualidade do plafon que está sendo adquirido
Opções de Cor do Acabamento
No brasil a maioria dos plafons é comercializado em tom branco (cor branca). Porém em outros países como estados unidos e china, você vai encontrar plafons de diversas cores, tais como:
- Plafon com acabamento Branco
- Plafon com acabamento Preto
- Plafon com acabamento Marrom
- Plafon com acabamento Prateado Espelhado
- Plafon com acabamento Prateado Escovado
- Plafon com acabamento Preto
- Plafon com acabamento Ouro
- Plafon com acabamento Bronze
- e com possibilidade de customização
Esperamos que com o passar do tempo, as importadoras (marcas), tendam a expandir seus catalogos, incluindo plafons com cores diferentes, a fim de permitir maiores possibilidades de aplicação.
Formatos do Plafon LED
Você irá encontrar o plafon LED em diversos formatos, tais como:
- Plafon com formato quadrado
- Plafon com formato redondo
- Plafon com formato retangular
- Plafon com formato triangular
- Plafon com formato de arco
Para ambiente residencial, o mais comum é a utilização de plafons quadrados e redondos.
Para ambientes comerciais, o mais comum é a utilização de plafons grandes no formato quadrado e retangular.
Os plafons triangulares e em formato de arco, podem ser encontrados em sites chineses como aliexpress.com.
Qual é o melhor formato de plafon?
Não há diferenças técnicas que façam um produto valer mais apena que outro, a escolha se resume apenas a dois pontos:
- O gosto do cliente
- Facilidade de instalação
Para plafons de embutir, o formato redondo é mais fácil de instalar, devido não haver a necessidade de você alinhar a luminária com as paredes e etc.
O formato quadrado requer alinhamento com o ambiente (paredes, etc), o que requer um pouco mais de talento, para fazer o recorte no gesso e desenhar os ângulos.
Certa vez ouvi dizer que…
A forma circular é comumente encontrada na natureza, por isto o plafon redondo remete a ecologia, biologia, natureza.
Já a forma quadrada não é encontrada na natureza, sendo um produto do homem. Desta forma o formato quadrado remete a tecnologia.
Sendo ideal para pessoas que querem criar um ar mais moderno em seus ambientes.
Fora isto, podemos dizer que o formato mais querido pelas pessoas é o quadrado, então se você gosta de seguir tendencias, já sabe qual escolher.
Medidas dos Plafons de LED
As medidas dos plafons mais comumente adotadas pelas marcas são:
A medida do plafon tende a variar conforme a potência, ou seja, quanto maior a potência, maior será a dimensão do plafon.
Posso encontrar um plafon de 25W com 17cm? será bem difícil, as marcas tendem a manter o mesmo padrão que as demais, é um tipo de convenção.
A mesma regra vale para outras perguntas sobre potencias maiores em tamanhos menores.
Grau de Proteção do Painel LED
Neste ponto da leitura você já deve estar se perguntando: eu posso colocar este plafon em ambiente externo?
Para saber a resposta você deve ler as informações contidas na embalagem do produto.
A maioria das marcas fabrica o plafons de LED, tanto de embutir como de sobrepor, com grau de proteção IP20 (uso interno).
Isto quer dizer que os plafons não tem resistência a umidade e devem ser utilizados exclusivamente em ambiente interno.
Pode ser que você encontre plafons com proteção IP65 ou IP66, o que tornam eles resistentes a umidade, podendo ficar expostos a chuva e as intempéries do tempo.
Se você quer aprender mais sobre graus de proteção IP, acesse este artigo onde falo sobre o assunto: O que significa IP20, IP65 e IP66?
Potências de Plafon e Equivalências com Modelos Convencionais
A equivalênciaentre plafons de LED e demais modelos de lâmpadas, deve ser levada em conta pelo fluxo luminoso de cada plafon.
Assim, saberemos com segurança, qual lâmpada entrega o mesmo resultado (luz) que determinado plafon LED.
Veja abaixo uma tabela comparativa. Lembre-se de que cada marca produz o plafon com um fluxo luminoso, não sendo está tabela uma regra.
A maioria das marcas, produz plafons de LED com fluxo luminoso de 80lm/W, porém na tabela procurei especificar conforme aquilo que podia ser encontrado a venda.
Se você quer aprender mais sobre equivalência de Lâmpadas LED, acesse: Tabela comparativa LED e Modelos Convencionais de Lâmpadas
Fluxo Luminoso do Paflon LED
Fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida em todas as direções por um “corpo escuro”. A medição deste fluxo luminoso é feita em laboratório, utilizando-se de um equipamento chamado esfera integradora de ulbricht, responsável por mensurar a quantidade de luz emitida em determinado tempo.
As marcas especificam na embalagem do produto o quanto de luz é emitida (fluxo luminoso) pelo paflon.
- Quanto maior o fluxo luminoso mais brilho
- Quanto mais lúmens por watt melhor (mais luz, menos consumo)
- Se a dissipação de calor for boa, o fluxo luminoso tende a se manter no mesmo patamar ao longo do tempo (sem redução de brilho)
Iluminação
Iluminação Indireta
A iluminação indireta, é aquela que não foca diretamente um objeto ou pessoa, ela se espalha pelo ambiente como um todo.
Os plafons de LED possuem iluminação indireta, a luz projetada pelo painel, chega ao chão do apartamento e é refletida por todo o ambiente.
Ambientes com piso claro, tendem a refletir mais a luz, proporcionando um melhor resultado.
Plafons com iluminação de borda Edge-Lit e Retroiluminação Back-Lit
A maioria das luminárias LED, seja de embutir ou sobrepor, que podem ser encontradas no brasil possuem LED integrado.
Ou seja, não precisam da utilização de lâmpada dentro do plafon. Existem duas formas utilizadas pelas fabricantes de LED, para fixar este LED dentro da luminária. Estás são:
- Iluminação de Borda: Edge-Lit
- Retroiluminação: Back-Lit
Iluminação de Borda Edge-Lit
Para iluminação de borda as marcas utilizam de fita de LED. Está fita LED contorna toda a moldura do painel, de modo que conforme o aumento de potência, também haverá um aumento no tamanho do painel para comportar a fita de LED.
Vantagens da iluminação de borda Edge-Lit
- Facilidade de fabricação
- Barateamento dos processos de produção tornando os produtos mais acessíveis
- Possibilita que a luminária seja extremamente fina e leve
Desvantagens
- Baixo aproveitamento do fluxo luminoso, tendo em vista que ele não é apontado diretamente para baixo, mas sim percorre um longo caminho até ser direcionado para baixo.
- Maior aquecimento da luminária, especialmente se a fita não for bem fixada a moldura
Retroiluminação Back-Lit
Para retro iluminação as marcas criam placas com diversos LEDs dispostos para baixo (frente), o que aumenta a quantidade de luz emitida pela luminária e melhora a dissipação de calor.
Vantagens da Retroiluminação Back Lit
- Excelente aproveitamento do fluxo luminoso, tendo em vista a disposição dos LED’s que apontam na direção correta.
- Possibilidade de se ter paineis com 150lm/W
- Melhor dissipação de calor, tendo em vista a não concentração da luz dentro da luminária
- Infinitas possibilidades de customização, e fabricação em diversos formatos, inclusive painéis flexíveis.
Desvantagens da Retroiluminação Back Lit
- Custo de produção mais elevado
- Em alguns casos o painel não é tão fino quanto o edge lit
Resumindo
Os plafons com retro iluminação são mais modernos e mais eficientes que os plafons com iluminação de borda. Porém devido a alta concorrência deste setor e a dificuldade das marcas convencer o consumidor de que vale apena pagar mais pelo produto, esta tecnologia tem sido deixada de lado.
Em países mais desenvolvidos, os plafons de LED tendem a ser de melhor qualidade, seja na emissão de luz, dissipação de calor ou garantias contra defeitos.
Dissipação de Calor: Resfriamento da Luminária
A vida útil de um diodo emissor de luz, está diretamente relacionada a sua capacidade de dissipar calor. Conforme o LED esquenta, se este calor não for conduzido para fora, o LED perde rapidamente a sua capacidade de emitir lúmens.
É por isto que alguns plafons com dissipação ruim, ficam com a luz bem fraquinha com apenas alguns meses de uso.
Uma forma acessível ao consumidor para identificar se a luminária possui um bom sistema de dissipação, é avaliar o peso da luminária.
Se eu encontrasse um plafon de embutir 18W com 390 gramas, e outro com 600 gramas, eu certamente daria preferencia ao mais pesado.
A maior parte do preço de um produto chines vem do seu tamanho e peso. Isto se deve ao fato de alguns produtos serem tributados por quilo.
Sendo assim, as fabricas realizam esforços para produzir produtos cada vez mais leves, utilizando muitas vezes de materiais de baixíssima qualidade.
Analise o sistema de dissipação de calor da luminária, quanto mais espesso o material, assim como mais pesado, melhor será a dissipação de calor da luminária. O LED precisa dissipar calor para manter sua vida útil. Quanto melhor for a dissipação de calor, mais longa será a vida útil da sua luminária LED.
Opções de Cor da Luz
Atualmente você irá encontrar 4 cores de luz para o seu plafon LED, elas são:
- Branco Frio
- Branco Quente
- Branco Neutro
- Azul com Branco
- 3 Cores (3 estagios de cor)
Os especialistas tem recomendações sobre a utilização de cada cor conforme a atividade que se realiza no ambiente, dentre elas podemos citar:
Branco Frio: Ideal para ambientes de piso molhado, ou locais onde se realiza alguma atividade que necessite de atenção.
- Banheiro
- Cozinha
- Área de Serviço
- Escritórios
- Lojas
- Recepção
- Hospitais
- Laboratórios
- entre outros
Benefícios
- A luz fria, facilita a percepção de sujeira em ambientes como banheiro e área de serviço.
- A luz fria, auxilia na percepção dos objetos na cozinha, quando estamos preparando alimentos.
Branco Quente: Ideal para ambientes de descanço, ou onde queremos criar um ar mais descontraido e relaxante.
- Sala de Estar
- Sala de Jantar
- Quarto (dormitório)
- Lojas de roupa
- Corredores
- Varanda
- entre outros
A Luz branco quente é mais suave e relaxante.
Branco Neutro: Luz intermediária entre o branco frio e branco quente. Muito utilizada em shoppings e restaurantes. Conhecida também como luz do dia.
3 em 1 ou (3 estágios): São Plafons de LED que possuem controle remoto onde você pode selecionar qualquer uma das 3 cores relatadas acima.
- Controle Remoto Liga Desliga
- Dimerização da Luz (reduzir ou aumentar a intensidade da luz)
- Seleção de cores: Branco Frio, Branco Quente ou Branco Neutro
Este é um produto difícil de encontrar, e que infelizmente ainda tem seu preço muito elevado.
Funcionamento do Plafon LED com Iluminação de Borda
A tecnologia por trás do Plafon LED é simples, porém extremamente engenhosa. Seu funcionamento será explicado em maiores detalhes abaixo.
1º A iluminação projetada pelos LED’s é direcionada para frente, devido ao posicionamento do LED.
2º A película direcionadora da luz, reflete a luz alterando a direção para frente (saída frontal do plafon)
3º O Difusor recebe a luz e a espalha de forma uniforme pelo ambiente (angulo 100º).
Devido a presença do difusor, a luz fica confortável aos olhos. Ao olharmos para o plafon vemos uma luz homogênea, que se espalha por toda a frente do plafon. De modo que não se consegue ver os LED’s individualmente.
4º O calor gerado pelo LED é dissipado na própria moldura do painel de LED, por isto a existência dos frisos na estrutura, eles melhoram a circulação de ar no local.
Vida Útil
A vida útil de um plafon LED, é a quantidade de horas de funcionamento que ele é capaz de operar sem perda de luminosidade.
Está informação pode ser localizada na lateral da embalagem, junto com as demais informações.
A média de mercado é de 40.000 horas. Porém você poderá encontrar plafons LED com vida útil entre 25.000 a 50.000 horas.
O Plafon LED pode ficar ligado 24 horas por dia?
Algumas marcas especificam a quantidade de horas de utilização recomendadas para seu produto, porém outras não, o que deixa uma confusão na cabeça do consumidor.
Se a sua atividade requer a iluminação constante por longos períodos de tempo, como por exemplo: escritórios, recomendo que entre em contato com a marca para saber se o produto conseguira operar sem falhas.
Alguns produtos são indicados exclusivamente para uso doméstico, onde a luminária não fica ligada ininterruptamente por muito tempo.
Se o plafon não possuir um bom sistema de dissipação de calor, tanto na luminária, quanto no driver (fonte), a vida útil do produto será comprometida.
Como prolongar a vida útil do Plafon LED?
Veja abaixo, algumas dicas sobre o que fazer para que a vida útil dos sistemas de iluminação, dure normalmente.
- Não instale um produto indicado para uso interno em ambiente externo
- Não instale o produto com a rede elétrica ligada
- Não instale o produto em local com temperatura inferior ou superior a recomendação da marca
- Não instale dimerizador em um produto antes de saber se ele aceita dimerização
- Não utilize driver (fonte) de marcas diferentes do plafon, utilize sempre as peças originais
- A utilização de sensor de presença em áreas de baixa circulação, tende a prolongar a vida útil do plafon led
- Avalie a infraestrutura de energia para evitar problemas comuns como: interruptor cortando a fase neutra
- Instale sistemas de proteção contra oscilações de tensão
- Compre sempre plafons de qualidade com garantia contra defeitos de fabricação
Estas são algumas das recomendações para que a vida útil do seu LED possa ser prolongada.
Garantia Contra Defeitos de Fabricação
Eu sempre digo que: se a empresa confia no produto ela deve assumir um compromisso com o cliente.
A garantia contra defeitos de fabricação é justamente este compromisso. Quanto mais longa for melhor.
No brasil a maioria das marcas oferece 1 ano de garantia em seus plafons de LED.
Na china nos podemos encontrar facilmente marcas que oferecem 3 anos ou mais de garantia.
Quanto melhor for a qualidade da energia elétrica na região, mais confiantes serão os fabricantes de aumentar os prazos de garantia.
No brasil, quando o assunto é qualidade da energia elétrica, encontramos dois problemas:
- As distribuidoras não entregam energia estável e de qualidade
- A infraestrutura doméstica nem sempre é bem feita, em muitos casos é feita por pessoas descredenciadas
Por estes e outros motivos, os produtos tendem a queimar antes do tempo, e a marca fica responsável pelos custos de reparo.
Sendo assim, muitas marcas não se sentem seguras a oferecer produtos de custo acessível, e ainda assim oferecer garantias de longo prazo.
Selos de Qualidade
Na embalagem da maioria dos plafons de LED, existem muitos selos. Alguns são nacionais outros internacionais.
Veja abaixo o que cada um destes selos significa.
CE: (Conformité Européenne), ou “Conformidade Européia”, esse selo é necessário para qualquer fabricante, seja europeu ou não, que queira vender seus produtos dentro do território europeu, garantindo que um determinado número de parâmetros foi seguido em conformidade com os padrões da União Européia. ”
RoSH: (Restriction of Certain Hazardous Substances, ou em Português Restrição de Certas Substâncias Perigosas), indica que o produto não contem componentes nocivos aos seres humanos, tais como mercúrio, cádmio, cromo hexavalente etc.
ISO 9001: (International Organization for Standardization) O selo ISO especifica que a empresa adota procedimentos de padronização na produção de produtos, gerindo sempre a manutenção dos padrões de qualidade.
Inmetro: Selo nacional, concedido a empresas que tiveram seus produtos testados e aprovados por laboratório de testes especifico do seu segmento. Nestes testes são avaliados os aspectos de qualidade, segurança específicos de cada produto, a fim de entregar produtos de qualidade ao consumidor.
Procel: Selo nacional que avalia a eficiência energética de determinado produto. Os plafons de LED costumam ter classificação A de eficiência.
Origem de Fabricação
Como você já deve saber, a china é o principal produtor de plafons, lampadas e spots de LED. Praticamente todos os plafons de led que você irá encontrar a venda aqui no brasil, foram fabricados na china.
O Plafon LED Chines é Bom?
A resposta na maioria dos casos é sim. Porém existem produtos de baixa qualidade, que se quer possuem marca especificada na embalagem, e que costumam ser muito baratos. Estes produtos costumam ter um acabamento ruim, e queimar em pouco tempo de uso.
Para identificar produtos que duram pouco tempo, basta perguntar ao vendedor o prazo de garantia, se este for menor que 1 ano, você já sabe que o vendedor não quer assumir um compromisso, assim o risco de o produto ser ruim é enorme.
Como encontrar boas fabricas de LED?
O site alibaba.com é o melhor local para encontrar as fabricas de LED chinesas. Se você precisar de alguma informação que não encontrou no brasil, tente falar diretamente com eles. Eles costumam ser muito atenciosos no atendimento.
Dúvidas Frequentes
O plafon LED é completo?
Sim, o plafon LED possui sistema de LED integrado e fonte (driver) 12 volts. Assim, você recebe um produto completo, e não precisa comprar lâmpada.
É só receber e instalar ele na rede elétrica, conectando os dois fios.
Qual é a diferença entre plafon, plafonier, luminária e painel LED?
Basicamente, todos estes nomes se referem ao mesmo produto. Conforme alguns vendedores com conhecimento ou não sobre iluminação foram entrando no setor, alguns adotaram o nome Plafon, outros Luminária e por ai em diante.
Lembre-se sempre de verificar as imagens do produto para ter certeza sobre o que está adquirindo.
Qual é a diferença entre Plafon e Spot?
Se você procurar no dicionário irá perceber que ambos termos tem definições muito parecidas, vou relatar abaixo o meu ponto de vista sobre o assunto:
- Spots são luminárias de foco fechado, muito utilizadas em sanca de gesso e para destaque de objetos ou locais
- Spots podem ser direcionáveis, justamente pela sua função de destacar objetos ou áreas do ambiente
- Spots costumam ser pequenos, e com baixa potencia, entre 1 a 18 watts
- A maioria dos spots tem LED’s aparentes, já os plafons não costumam ter
- Plafons são luminárias de maior porte, podem ser de embutir ou sobrepor
- Plafons não são direcionáveis e podem ser encontrados em diversas potencias, de 3 a 68 watts
- Plafons são geralmente utilizados como iluminação principal do ambiente, pois possuem um foco aberto 100º a 120º
Veja abaixo uma imagem de ambos itens.
Datasheet dos Plafons LED
A maioria das informações técnicas dos Plafons, podem ser encontradas na embalagem dos produtos ou na descrição do produto nas lojas virtuais.
Loja Virtual: www.borealled.com.br
Porém se você estiver procurando informações como:
- Arquivo IES para Plafon LED
- Fotometria do Plafon LED
Isto será um pouco difícil de encontrar, tendo em vista que a maioria das marcas não fornece estas informações.
Referencias
Canal Tech 12/07/2018
Magazine Luiza 12/07/2018
Plafon LED Embutir e Sobrepor: O Guia Completo
O Plafon LED é uma luminária originária da china, que tem como principal característica ser extremamente fina (em média 1cm de espessura), e emitir uma grande quantidade de luz a um baixo consumo de energia (graças a tecnologia LED).
Suas principais vantagens em relação aos plafons antecessores, se deve a facilidade de instalação, baixo consumo de energia, alta relação lúmens por watt e rara necessidade de manutenção.
Se você quer aprender tudo sobre Plafon LED, continue lendo este artigo.
Preparamos um conteúdo extremamente abrangente, para que você, consumidor ou lojista, saia ao final do texto, entendendo tudo sobre o assunto.
Neste artigo estaremos abordando:
Sumário
- Tipos de Plafons de LED
- Marcas
- Composição Material dos Plafons LED
- Opções de Cor do Acabamento
- Formatos
- Medidas dos Plafons de LED
- Grau de Proteção
- Potências de Plafon e Equivalência com Modelos Convencionais
- Fluxo Luminoso
- Iluminação
- Plafons LED com Iluminação de Borda Edge-Lit
- Plafons LED com Retro Iluminação Back-Lit
- Dissipação de Calor: Resfriamento da Luminária
- Opções de cor da Luz
- Funcionamento Plafon LED com Iluminação de Borda
- Vida Útil
- Selos de Qualidade
- Origem de Fabricação
- Dúvidas Frequentes
- Datasheet
Tipos de Plafons LED
Basicamente existem 2 tipos de Plafons de LED, os plafons de embutir e os plafons de sobrepor, veja abaixo as características de cada plafon.
Plafon de Embutir
O plafon de embutir é um painel extremamente fino, na maioria das peças possui apenas 1 centímetro de espessura.
Este painel possui presilhas para fixação em teto de fundo falso (forro de gesso, pvc e madeira).
Sendo assim a luminária fica bem rente ao teto, causando o mínimo de interferência na estética do ambiente.
Quando acessa, você vê apenas a fonte de luz que parte do teto, como se fosse um sol.
Você irá encontrar este plafon nos mais diversos formatos, cores de luz e cores de acabamento, como veremos no decorrer do artigo.
Plafon de Sobrepor
O plafon de sobrepor é um painel mais grosso, em média 4,5cm de altura, e é muito utilizado em ambientes com teto rigido (laje).
A sua utilização nestes ambientes, se deve ao fato de ele possuir uma aste de fixação com parafuso e bucha, de modo que o plafon pode ser fixado no teto rigido com facilidade, dispensando a necessidade de embutir a luminária.
O driver (fonte), fica bem acomodado no interior da luminária, de modo que o plafon de sobrepor, pode ser instalado em qualquer parede, mesmo sem aquele buraco na laje.
Algumas pessoas que possuem teto de gesso, ainda preferem utilizar o plafon de sobrepor, tendo em vista não ter a necessidade de se recortar o gesso para sua fixação. O que facilita a reforma caso você deseje substituir o plafon por algum outro tipo de luminária, exemplo: lustre.
Você irá encontrar os plafons de sobrepor em diversos formatos, porém os mais comuns são:
- Plafon Sobrepor Quadrado
- Plafon Sobrepor Redondo
- Plafon Sobrepor Retangular
Existem plafons de sobrepor com diversas cores de luz, e diversas cores de acabamento, como veremos no decorrer do texto.
Muitos nomes, mesmo item…
Vale ressaltar que existem muitos nomes para o mesmo produto. Alguns deles são:
- Plafon
- Luminária
- LED Downlight
- Painel de LED
- Spot
Assim você não se confunde ao pesquisar pelo produto. Lembre-se sempre de avaliar a imagem do mesmo para saber o que está comprando.
Marcas de Plafon LED
No mercado brasileiro, você irá encontrar plafons de LED de diversas marcas. Cada empresa procura produzir um plafon LED que melhor atenda a seu publico alvo.
Algumas pessoas procuram qualidade acima do preço, sendo assim devem procurar marcas que fabriquem plafons de LED com
Qualidade a cima do preço
Algumas marcas priorizam a qualidade acima do preço final, sendo assim fornecem produtos com maior vida útil, melhor dissipação de calor, maior eficiência na emissão de luz e menor consumo de energia por lúmen produzido. O preço destes produtos tende a ser mais caro, justamente pelos melhores benefícios que são entregues.
Preço vem antes da qualidade
Outras marcas procuram fornecer plafons de baixo custo (mais acessíveis), que por sua vez, costumam ser de qualidade inferior, com menor vida útil, menor dissipação de calor, menor relação entre lúmens emitidos e watts consumidos (Lúmens/W). Ou seja são painéis que não representam todo o potencial que o LED pode entregar.
O cliente deve avaliar a sua necessidade, e se atentar a estes detalhes a fim de encontrar a oferta que mais se encaixa na sua expectativa (custo/benefício).
Lista de Marcas
Veja abaixo uma lista das principais marcas que fornecem plafons de LED no Brasil:
- AMERICA HITEC
- BBAUER
- BLUE ILUMINAÇÃO
- BOA LED
- CBC
- CTB BRIC
- DIAMANTE
- ECOFORCE
- E-LED
- ELETROLUX
- EMBRALUMI
- GALAXY LED
- GAYA
- IDEAL ILUMINAÇÃO
- IINSPIRE
- JIKATEC
- LED GOLD
- LED PLANET
- LLUM BRONZEARTE
- MAXTEL
- METAL TÉCNICA
- MOKAY
- OL ILUMINAÇÃO
- OUROLUX
- POWER XL
- TASCHIBRA
- TUALUX
Não compete a nós avaliar o objetivo de cada marca, seja qualidade ou preço. Porém daremos as ferramentas necessárias para que você possa avaliar sozinho qual produto atende melhor a sua necessidade. Continue lendo para aprender mais.
Composição Material do Plafon LED
Hoje você irá encontrar plafons de LED dos mais diversos materiais. Alguns com fins estéticos, outros com fins técnicos e outros com fim apenas de reduzir o preço da peça. Dentre os materiais podemos citar.
- Plafon de Aluminio
- Plafon de Metal Fundido (mix de metais)
- Plafon de Madeira
- Plafon de Policarbonato (plástico)
Plafon de Alumínio
Os plafons que utilizam alumínio puro em sua composição tendem a ser de melhor qualidade. São produtos leves, de alta resistência e tendem a ter uma melhor dissipação de calor. As marcas que priorizam a qualidade tendem a utilizar este material na composição de seus produtos.
Plafon de Metal Fundido
É uma matéria prima mais barata que o alumínio, geralmente utilizada por marcas que priorizam o preço baixo acima da qualidade. Possui uma boa rigidez e acabamento.
Plafon de Madeira
Produzidos no Brasil pela marca E-LED e outras marcas, os plafons de madeira são uma excelente opção para quem quer criar um ar mais sofisticado ao seu ambiente. Ainda não temos informações sobre o funcionamento, resistência e eficiência do produto quando produzido com madeira. Vou incluir esta informação em um futuro próximo.
Plafon de Policarbonato
São plafons mais leves que o alumínio, porém com menor resistência. Algumas plafons de embutir podem ser transformados em plafons de sobrepor, com a utilização de um acessório que fecha o acabamento e permite a fixação no teto.
O surgimento de plafons com está tecnologia e composição, se deveu mais uma vez ao movimento das marcas em procurar formas de se produzir produtos mais baratos. O resultado não foi positivo, devido o surgimento de muitas reclamações dos consumidores, as marcas foram obrigadas a retirar estes produtos de circulação. Dentre os pontos negativos levantados pelos consumidores, podemos citar:
- Ressecamento da estrutura levando a quebra do plastico
- Escurecimento do acabamento devido ao superaquecimento
- Baixa resistência a manipulação, em alguns casos o produto quebrava durante a instalação.
Hoje é raro encontrar marcas que ainda comercializem plafons de plastico. As que ficaram possivelmente aprimoraram a tecnologia para tornar os plafons mais resistentes. Vale apena ficar atento antes de comprar.
Plafon com Moldura de Vidro
Geralmente são plafons de alumínio que possuem um acabamento (borda) com vidro. São plafons sofisticados, muito utilizados em ambientes residencias. Geralmente possuem uma boa estrutura de dissipação de calor. Fique atento aos pontos que serão levantados ao decorrer do texto, para que você saiba como avaliar a qualidade do plafon que está sendo adquirido
Opções de Cor do Acabamento
No brasil a maioria dos plafons é comercializado em tom branco (cor branca). Porém em outros países como estados unidos e china, você vai encontrar plafons de diversas cores, tais como:
- Plafon com acabamento Branco
- Plafon com acabamento Preto
- Plafon com acabamento Marrom
- Plafon com acabamento Prateado Espelhado
- Plafon com acabamento Prateado Escovado
- Plafon com acabamento Preto
- Plafon com acabamento Ouro
- Plafon com acabamento Bronze
- e com possibilidade de customização
Esperamos que com o passar do tempo, as importadoras (marcas), tendam a expandir seus catalogos, incluindo plafons com cores diferentes, a fim de permitir maiores possibilidades de aplicação.
Formatos do Plafon LED
Você irá encontrar o plafon LED em diversos formatos, tais como:
- Plafon com formato quadrado
- Plafon com formato redondo
- Plafon com formato retangular
- Plafon com formato triangular
- Plafon com formato de arco
Para ambiente residencial, o mais comum é a utilização de plafons quadrados e redondos.
Para ambientes comerciais, o mais comum é a utilização de plafons grandes no formato quadrado e retangular.
Os plafons triangulares e em formato de arco, podem ser encontrados em sites chineses como aliexpress.com.
Qual é o melhor formato de plafon?
Não há diferenças técnicas que façam um produto valer mais apena que outro, a escolha se resume apenas a dois pontos:
- O gosto do cliente
- Facilidade de instalação
Para plafons de embutir, o formato redondo é mais fácil de instalar, devido não haver a necessidade de você alinhar a luminária com as paredes e etc.
O formato quadrado requer alinhamento com o ambiente (paredes, etc), o que requer um pouco mais de talento, para fazer o recorte no gesso e desenhar os ângulos.
Certa vez ouvi dizer que…
A forma circular é comumente encontrada na natureza, por isto o plafon redondo remete a ecologia, biologia, natureza.
Já a forma quadrada não é encontrada na natureza, sendo um produto do homem. Desta forma o formato quadrado remete a tecnologia.
Sendo ideal para pessoas que querem criar um ar mais moderno em seus ambientes.
Fora isto, podemos dizer que o formato mais querido pelas pessoas é o quadrado, então se você gosta de seguir tendencias, já sabe qual escolher.
Medidas dos Plafons de LED
As medidas dos plafons mais comumente adotadas pelas marcas são:
A medida do plafon tende a variar conforme a potência, ou seja, quanto maior a potência, maior será a dimensão do plafon.
Posso encontrar um plafon de 25W com 17cm? será bem difícil, as marcas tendem a manter o mesmo padrão que as demais, é um tipo de convenção.
A mesma regra vale para outras perguntas sobre potencias maiores em tamanhos menores.
Grau de Proteção do Painel LED
Neste ponto da leitura você já deve estar se perguntando: eu posso colocar este plafon em ambiente externo?
Para saber a resposta você deve ler as informações contidas na embalagem do produto.
A maioria das marcas fabrica o plafons de LED, tanto de embutir como de sobrepor, com grau de proteção IP20 (uso interno).
Isto quer dizer que os plafons não tem resistência a umidade e devem ser utilizados exclusivamente em ambiente interno.
Pode ser que você encontre plafons com proteção IP65 ou IP66, o que tornam eles resistentes a umidade, podendo ficar expostos a chuva e as intempéries do tempo.
Se você quer aprender mais sobre graus de proteção IP, acesse este artigo onde falo sobre o assunto: O que significa IP20, IP65 e IP66?
Potências de Plafon e Equivalências com Modelos Convencionais
A equivalênciaentre plafons de LED e demais modelos de lâmpadas, deve ser levada em conta pelo fluxo luminoso de cada plafon.
Assim, saberemos com segurança, qual lâmpada entrega o mesmo resultado (luz) que determinado plafon LED.
Veja abaixo uma tabela comparativa. Lembre-se de que cada marca produz o plafon com um fluxo luminoso, não sendo está tabela uma regra.
A maioria das marcas, produz plafons de LED com fluxo luminoso de 80lm/W, porém na tabela procurei especificar conforme aquilo que podia ser encontrado a venda.
Se você quer aprender mais sobre equivalência de Lâmpadas LED, acesse: Tabela comparativa LED e Modelos Convencionais de Lâmpadas
Fluxo Luminoso do Paflon LED
Fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida em todas as direções por um “corpo escuro”. A medição deste fluxo luminoso é feita em laboratório, utilizando-se de um equipamento chamado esfera integradora de ulbricht, responsável por mensurar a quantidade de luz emitida em determinado tempo.
As marcas especificam na embalagem do produto o quanto de luz é emitida (fluxo luminoso) pelo paflon.
- Quanto maior o fluxo luminoso mais brilho
- Quanto mais lúmens por watt melhor (mais luz, menos consumo)
- Se a dissipação de calor for boa, o fluxo luminoso tende a se manter no mesmo patamar ao longo do tempo (sem redução de brilho)
Iluminação
Iluminação Indireta
A iluminação indireta, é aquela que não foca diretamente um objeto ou pessoa, ela se espalha pelo ambiente como um todo.
Os plafons de LED possuem iluminação indireta, a luz projetada pelo painel, chega ao chão do apartamento e é refletida por todo o ambiente.
Ambientes com piso claro, tendem a refletir mais a luz, proporcionando um melhor resultado.
Plafons com iluminação de borda Edge-Lit e Retroiluminação Back-Lit
A maioria das luminárias LED, seja de embutir ou sobrepor, que podem ser encontradas no brasil possuem LED integrado.
Ou seja, não precisam da utilização de lâmpada dentro do plafon. Existem duas formas utilizadas pelas fabricantes de LED, para fixar este LED dentro da luminária. Estás são:
- Iluminação de Borda: Edge-Lit
- Retroiluminação: Back-Lit
Iluminação de Borda Edge-Lit
Para iluminação de borda as marcas utilizam de fita de LED. Está fita LED contorna toda a moldura do painel, de modo que conforme o aumento de potência, também haverá um aumento no tamanho do painel para comportar a fita de LED.
Vantagens da iluminação de borda Edge-Lit
- Facilidade de fabricação
- Barateamento dos processos de produção tornando os produtos mais acessíveis
- Possibilita que a luminária seja extremamente fina e leve
Desvantagens
- Baixo aproveitamento do fluxo luminoso, tendo em vista que ele não é apontado diretamente para baixo, mas sim percorre um longo caminho até ser direcionado para baixo.
- Maior aquecimento da luminária, especialmente se a fita não for bem fixada a moldura
Retroiluminação Back-Lit
Para retro iluminação as marcas criam placas com diversos LEDs dispostos para baixo (frente), o que aumenta a quantidade de luz emitida pela luminária e melhora a dissipação de calor.
Vantagens da Retroiluminação Back Lit
- Excelente aproveitamento do fluxo luminoso, tendo em vista a disposição dos LED’s que apontam na direção correta.
- Possibilidade de se ter paineis com 150lm/W
- Melhor dissipação de calor, tendo em vista a não concentração da luz dentro da luminária
- Infinitas possibilidades de customização, e fabricação em diversos formatos, inclusive painéis flexíveis.
Desvantagens da Retroiluminação Back Lit
- Custo de produção mais elevado
- Em alguns casos o painel não é tão fino quanto o edge lit
Resumindo
Os plafons com retro iluminação são mais modernos e mais eficientes que os plafons com iluminação de borda. Porém devido a alta concorrência deste setor e a dificuldade das marcas convencer o consumidor de que vale apena pagar mais pelo produto, esta tecnologia tem sido deixada de lado.
Em países mais desenvolvidos, os plafons de LED tendem a ser de melhor qualidade, seja na emissão de luz, dissipação de calor ou garantias contra defeitos.
Dissipação de Calor: Resfriamento da Luminária
A vida útil de um diodo emissor de luz, está diretamente relacionada a sua capacidade de dissipar calor. Conforme o LED esquenta, se este calor não for conduzido para fora, o LED perde rapidamente a sua capacidade de emitir lúmens.
É por isto que alguns plafons com dissipação ruim, ficam com a luz bem fraquinha com apenas alguns meses de uso.
Uma forma acessível ao consumidor para identificar se a luminária possui um bom sistema de dissipação, é avaliar o peso da luminária.
Se eu encontrasse um plafon de embutir 18W com 390 gramas, e outro com 600 gramas, eu certamente daria preferencia ao mais pesado.
A maior parte do preço de um produto chines vem do seu tamanho e peso. Isto se deve ao fato de alguns produtos serem tributados por quilo.
Sendo assim, as fabricas realizam esforços para produzir produtos cada vez mais leves, utilizando muitas vezes de materiais de baixíssima qualidade.
Analise o sistema de dissipação de calor da luminária, quanto mais espesso o material, assim como mais pesado, melhor será a dissipação de calor da luminária. O LED precisa dissipar calor para manter sua vida útil. Quanto melhor for a dissipação de calor, mais longa será a vida útil da sua luminária LED.
Opções de Cor da Luz
Atualmente você irá encontrar 4 cores de luz para o seu plafon LED, elas são:
- Branco Frio
- Branco Quente
- Branco Neutro
- Azul com Branco
- 3 Cores (3 estagios de cor)
Os especialistas tem recomendações sobre a utilização de cada cor conforme a atividade que se realiza no ambiente, dentre elas podemos citar:
Branco Frio: Ideal para ambientes de piso molhado, ou locais onde se realiza alguma atividade que necessite de atenção.
- Banheiro
- Cozinha
- Área de Serviço
- Escritórios
- Lojas
- Recepção
- Hospitais
- Laboratórios
- entre outros
Benefícios
- A luz fria, facilita a percepção de sujeira em ambientes como banheiro e área de serviço.
- A luz fria, auxilia na percepção dos objetos na cozinha, quando estamos preparando alimentos.
Branco Quente: Ideal para ambientes de descanço, ou onde queremos criar um ar mais descontraido e relaxante.
- Sala de Estar
- Sala de Jantar
- Quarto (dormitório)
- Lojas de roupa
- Corredores
- Varanda
- entre outros
A Luz branco quente é mais suave e relaxante.
Branco Neutro: Luz intermediária entre o branco frio e branco quente. Muito utilizada em shoppings e restaurantes. Conhecida também como luz do dia.
3 em 1 ou (3 estágios): São Plafons de LED que possuem controle remoto onde você pode selecionar qualquer uma das 3 cores relatadas acima.
- Controle Remoto Liga Desliga
- Dimerização da Luz (reduzir ou aumentar a intensidade da luz)
- Seleção de cores: Branco Frio, Branco Quente ou Branco Neutro
Este é um produto difícil de encontrar, e que infelizmente ainda tem seu preço muito elevado.
Funcionamento do Plafon LED com Iluminação de Borda
A tecnologia por trás do Plafon LED é simples, porém extremamente engenhosa. Seu funcionamento será explicado em maiores detalhes abaixo.
1º A iluminação projetada pelos LED’s é direcionada para frente, devido ao posicionamento do LED.
2º A película direcionadora da luz, reflete a luz alterando a direção para frente (saída frontal do plafon)
3º O Difusor recebe a luz e a espalha de forma uniforme pelo ambiente (angulo 100º).
Devido a presença do difusor, a luz fica confortável aos olhos. Ao olharmos para o plafon vemos uma luz homogênea, que se espalha por toda a frente do plafon. De modo que não se consegue ver os LED’s individualmente.
4º O calor gerado pelo LED é dissipado na própria moldura do painel de LED, por isto a existência dos frisos na estrutura, eles melhoram a circulação de ar no local.
Vida Útil
A vida útil de um plafon LED, é a quantidade de horas de funcionamento que ele é capaz de operar sem perda de luminosidade.
Está informação pode ser localizada na lateral da embalagem, junto com as demais informações.
A média de mercado é de 40.000 horas. Porém você poderá encontrar plafons LED com vida útil entre 25.000 a 50.000 horas.
O Plafon LED pode ficar ligado 24 horas por dia?
Algumas marcas especificam a quantidade de horas de utilização recomendadas para seu produto, porém outras não, o que deixa uma confusão na cabeça do consumidor.
Se a sua atividade requer a iluminação constante por longos períodos de tempo, como por exemplo: escritórios, recomendo que entre em contato com a marca para saber se o produto conseguira operar sem falhas.
Alguns produtos são indicados exclusivamente para uso doméstico, onde a luminária não fica ligada ininterruptamente por muito tempo.
Se o plafon não possuir um bom sistema de dissipação de calor, tanto na luminária, quanto no driver (fonte), a vida útil do produto será comprometida.
Como prolongar a vida útil do Plafon LED?
Veja abaixo, algumas dicas sobre o que fazer para que a vida útil dos sistemas de iluminação, dure normalmente.
- Não instale um produto indicado para uso interno em ambiente externo
- Não instale o produto com a rede elétrica ligada
- Não instale o produto em local com temperatura inferior ou superior a recomendação da marca
- Não instale dimerizador em um produto antes de saber se ele aceita dimerização
- Não utilize driver (fonte) de marcas diferentes do plafon, utilize sempre as peças originais
- A utilização de sensor de presença em áreas de baixa circulação, tende a prolongar a vida útil do plafon led
- Avalie a infraestrutura de energia para evitar problemas comuns como: interruptor cortando a fase neutra
- Instale sistemas de proteção contra oscilações de tensão
- Compre sempre plafons de qualidade com garantia contra defeitos de fabricação
Estas são algumas das recomendações para que a vida útil do seu LED possa ser prolongada.
Garantia Contra Defeitos de Fabricação
Eu sempre digo que: se a empresa confia no produto ela deve assumir um compromisso com o cliente.
A garantia contra defeitos de fabricação é justamente este compromisso. Quanto mais longa for melhor.
No brasil a maioria das marcas oferece 1 ano de garantia em seus plafons de LED.
Na china nos podemos encontrar facilmente marcas que oferecem 3 anos ou mais de garantia.
Quanto melhor for a qualidade da energia elétrica na região, mais confiantes serão os fabricantes de aumentar os prazos de garantia.
No brasil, quando o assunto é qualidade da energia elétrica, encontramos dois problemas:
- As distribuidoras não entregam energia estável e de qualidade
- A infraestrutura doméstica nem sempre é bem feita, em muitos casos é feita por pessoas descredenciadas
Por estes e outros motivos, os produtos tendem a queimar antes do tempo, e a marca fica responsável pelos custos de reparo.
Sendo assim, muitas marcas não se sentem seguras a oferecer produtos de custo acessível, e ainda assim oferecer garantias de longo prazo.
Selos de Qualidade
Na embalagem da maioria dos plafons de LED, existem muitos selos. Alguns são nacionais outros internacionais.
Veja abaixo o que cada um destes selos significa.
CE: (Conformité Européenne), ou “Conformidade Européia”, esse selo é necessário para qualquer fabricante, seja europeu ou não, que queira vender seus produtos dentro do território europeu, garantindo que um determinado número de parâmetros foi seguido em conformidade com os padrões da União Européia. ”
RoSH: (Restriction of Certain Hazardous Substances, ou em Português Restrição de Certas Substâncias Perigosas), indica que o produto não contem componentes nocivos aos seres humanos, tais como mercúrio, cádmio, cromo hexavalente etc.
ISO 9001: (International Organization for Standardization) O selo ISO especifica que a empresa adota procedimentos de padronização na produção de produtos, gerindo sempre a manutenção dos padrões de qualidade.
Inmetro: Selo nacional, concedido a empresas que tiveram seus produtos testados e aprovados por laboratório de testes especifico do seu segmento. Nestes testes são avaliados os aspectos de qualidade, segurança específicos de cada produto, a fim de entregar produtos de qualidade ao consumidor.
Procel: Selo nacional que avalia a eficiência energética de determinado produto. Os plafons de LED costumam ter classificação A de eficiência.
Origem de Fabricação
Como você já deve saber, a china é o principal produtor de plafons, lampadas e spots de LED. Praticamente todos os plafons de led que você irá encontrar a venda aqui no brasil, foram fabricados na china.
O Plafon LED Chines é Bom?
A resposta na maioria dos casos é sim. Porém existem produtos de baixa qualidade, que se quer possuem marca especificada na embalagem, e que costumam ser muito baratos. Estes produtos costumam ter um acabamento ruim, e queimar em pouco tempo de uso.
Para identificar produtos que duram pouco tempo, basta perguntar ao vendedor o prazo de garantia, se este for menor que 1 ano, você já sabe que o vendedor não quer assumir um compromisso, assim o risco de o produto ser ruim é enorme.
Como encontrar boas fabricas de LED?
O site alibaba.com é o melhor local para encontrar as fabricas de LED chinesas. Se você precisar de alguma informação que não encontrou no brasil, tente falar diretamente com eles. Eles costumam ser muito atenciosos no atendimento.
Dúvidas Frequentes
O plafon LED é completo?
Sim, o plafon LED possui sistema de LED integrado e fonte (driver) 12 volts. Assim, você recebe um produto completo, e não precisa comprar lâmpada.
É só receber e instalar ele na rede elétrica, conectando os dois fios.
Qual é a diferença entre plafon, plafonier, luminária e painel LED?
Basicamente, todos estes nomes se referem ao mesmo produto. Conforme alguns vendedores com conhecimento ou não sobre iluminação foram entrando no setor, alguns adotaram o nome Plafon, outros Luminária e por ai em diante.
Lembre-se sempre de verificar as imagens do produto para ter certeza sobre o que está adquirindo.
Qual é a diferença entre Plafon e Spot?
Se você procurar no dicionário irá perceber que ambos termos tem definições muito parecidas, vou relatar abaixo o meu ponto de vista sobre o assunto:
- Spots são luminárias de foco fechado, muito utilizadas em sanca de gesso e para destaque de objetos ou locais
- Spots podem ser direcionáveis, justamente pela sua função de destacar objetos ou áreas do ambiente
- Spots costumam ser pequenos, e com baixa potencia, entre 1 a 18 watts
- A maioria dos spots tem LED’s aparentes, já os plafons não costumam ter
- Plafons são luminárias de maior porte, podem ser de embutir ou sobrepor
- Plafons não são direcionáveis e podem ser encontrados em diversas potencias, de 3 a 68 watts
- Plafons são geralmente utilizados como iluminação principal do ambiente, pois possuem um foco aberto 100º a 120º
Veja abaixo uma imagem de ambos itens.
Datasheet dos Plafons LED
A maioria das informações técnicas dos Plafons, podem ser encontradas na embalagem dos produtos ou na descrição do produto nas lojas virtuais.
Loja Virtual: www.borealled.com.br
Porém se você estiver procurando informações como:
- Arquivo IES para Plafon LED
- Fotometria do Plafon LED
Isto será um pouco difícil de encontrar, tendo em vista que a maioria das marcas não fornece estas informações.
Referencias
Canal Tech 12/07/2018
Magazine Luiza 12/07/2018
Compartilhe Essa História, Escolha a Sua Plataforma!
FIQUE ATUALIZADO
Inscreva-se para receber nossas publicações
Como Instalar Refletor LED Assim como toda a tecnologia LED, o refletor LED é um produto sustentável, com ótimo desempenho e longa durabilidade. Aderir ao refletor LED como proposta de […]
Como instalar Luminária de Sobrepor LED Manual de Instalação Ilustrado Se você preza por um efeito visual excelente e escolheu a luminária de sobrepor LED para seu ambiente, parabéns! Você […]
Como Instalar Plafon LED Embutir em Forro de Gesso O Plafon LED Embutir é supremo para iluminar qualquer ambiente. Com design moderno, muito econômica e sustentável, é perfeita para renovar a iluminação […]
Como Instalar Fita de LED em Sanca de Gesso A iluminação com fita de LED é sutil, muito versátil e moderna, ela é tendência criativa para iluminar sancas de gesso. […]